Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

4º dia da visita dos albicastrenses

 O Jorge, na Plaza Mayor de Cáceres, com a t-shirt do Projeto REALCE

Hoje, sexta-feira, vou começar a contar o dia de ontem, quinta, quando fomos a Cáceres, professores e alunos portugueses e espanhóis, para uma visita guiada pela zona histórica.

Começamos à porta da Câmara Municipal, na Plaza Mayor. Daí seguimos para o Arco de la Estrella, entramos na parte antiga e de vez em quando o guia fazia parar o numeroso grupo, 38 alunos e 4 professores, para dar alguns dados e explicações.


Vão desculpar-me, mas não tomei notas e, ainda por cima, não tenho tempo para procurar os dados, é por isso que vou publicar uma seleção mais completa de fotografias. A visita durou uma hora e meia, e uma vez terminada, houve tempo livre para alunos e professores até a hora de irmos a Malpartida para visitar o Museu Vostell








A hora da visita marcada para o Museu Vostell de Malpartida era as 17:00 horas. Wolf Vostell (Leverkusen, 1932 - Berlim, 1998) foi um pintor e escultor alemão e uma figura fundamental da arte na segunda metade do século XX. Foi um dos pioneiros da Instalação, Videoarte, do Happening e do Fluxus. Os alunos ficaram a saber a causa de um artista alemão que fazia coisas tão originais ter acabado por criar um museu em terras extremenhas: o amor cruzou-se no caminho e, para além disso, as belíssimas paisagens de Los Barruecos. Podem ler mais alguma coisa sobre o museu  aqui.

Evidentemente, este museu não é um "museu normal". As explicações fornecidas pela guia e as perguntas que ela fez aos alunos foram muito úteis para eles, para verem a arte de uma outra maneira e que a crítica à sociedade não pode ficar de parte em certos momentos históricos.

 Vostell em 1990 (Fotografia da Wikipédia)

Dado não estar permitido tirar fotografias dentro do museu, publicamos duas retiradas da Internet para aqueles alunos que não participaram no intercâmbio poderem ter uma ideia do que os colegas deles lá viram.

Febre do automóvel


O fim de Parzival (como fundo música de Wagner). Uma colaboração entre Dali e Vostell

O grande contraste entre as obras vistas no interior do museu e a natureza que o rodeia, contraste procurado pelo artista alemão para nos fazer pensar. A guia pediu aos alunos para fazerem um happening: um minuto de silêncio. Só se ouviam os passarinhos..., pouco mais.




En el jardín de escultura está instalada con carácter permanente una gran pieza de Wolf Vostell, de 16 metros de altura titulada "¿Por qué el proceso entre Pilatos y Jesús duró sólo dos minutos?" (1996), conformada por el fuselaje de un avión ruso Mig-21, dos automóviles, monitores de ordenador y tres pianos (Dados da página do Museu Vostell)



As cegonhas que Vostell não pôde ver, mas que gostaria de ter visto fazer parte da sua escultura


E para terminar, meninos e  meninas, não tivemos tempo de ver isto. A arte integrada na paisagem de Los Barruecos:


V.O.A.EX., 1976


Sem comentários: