Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Alguem vai contar as férias de verão?

 


Vejam como é que passaram as suas férias estes miúdos, mais pequeninos do que vocês, não é? Para que sirva de inspiração...

Tomás, 8 anos

O que gostei mais nas férias foi a minha festa de anos que a mãe e o mano me prepararam. Os saltos mortais que dei no insuflável, que estava no meu terraço, foram muito divertidos. Além de praia, também passei muito tempo a fazer pesquisas no meu novo tablet que o meu mano me ofereceu. O que menos gostei destas férias foi ter sido empurrado pela minha mãe e por isso não saí numa foto de um casamento. Nestas férias vi também alguns filmes e o que mais gostei foi o filme dos aviões. Li também dois livros, o Toy Story 3 e o Ratatui.


Eva, 7 anos

O melhor dia das minhas férias foi quando eu fui ao Algarve e fui à praia com a minha amiga Catarina nas piscinas naturais e fui com uma faca e taparueres apanhar lapas com a minha mãe e o meu pai. O que eu tenho saudades na escola é das minhas amigas e das árvores e flores que lá tem. O que eu sinto menos falta da escola é da matemática.


Rita, 8 anos

As minhas férias foram fantásticas! Gostei muito da praia e da piscina. De ficar em casa das minhas primas uns dias. Mas a coisa que gostei mais foi o Badoca Parque! Eu gosto muito de animais. Agora vou só dar um mergulho e já volto... Gosto muito de férias porque estou descansada, sem trabalhos nenhuns. Não tenho que andar a correr para não chegar atrasada às aulas. E posso ir para a cama mais tarde. Acho que o regresso à escola vai ser bom! Vou ver os meus amigos de volta. A coisa que gosto mais é de brincar com eles no recreio. Também gosto das aulas, especialmente do estudo do meio, porque tem ciências dos líquidos de cores.


Manuel, 8 anos

Eu gostei das férias e tive saudades da escola, especialmente dos professores. As férias foram nas Pedras da Rainha e adorei estar lá. Gostei da piscina, mas agora estou em Caxias e já me habituei a estar na escola nova, que é pública, já não estou num colégio privado. E estou muito ansioso. Eu fui à praia com os meus pais. Adorei andar na prancha de bodyboard na água e fazer bolhas de sabão. Adorei todas as lojas, eram belíssimas, e fiz compras com o meu próprio dinheiro – que juntei com os meus manos e depois partimos o mealheiro no dia 14 de Agosto! E agora vou passar a ir para lá sempre nas férias de Verão. O meu momento favorito foi nadar na piscina. Eu estou no 3º ano. Daqui a nada estou na escola e aí posso jogar futebol, basquete, voleibol, corridas, escondidas e ao mata. E em casa também.


Kiko, 8 anos

Vou contar as minhas férias cheias de humor (hahaha) e calor. Vai ser uma história pequena, tudo por causa do José Sócrates, que me tirou metade das férias. Em vez de duas semanas tive uma! Também porque o carro da mãe se avariou, com uma conta de 982 euros. Raios! A minha parte preferida das férias foi quando eu e a minha mãe tivemos de esperar 5 minutos (a loja ainda estava fechada) para comprar uma prancha de bodyboard, mas valeu a pena. Mas a pior parte foi quando acabei uma bola de Berlim com chocolate. Buá!!! Sinto super-saudades do meu professor. Até sonho com ele! Da escola menos, mas também sinto saudades. Os amigos, nem por isso. O meu nome é Kiko e contei as minhas férias!


Inês, 8 anos

A casa do meu tio é em Torres Vedras por isso eu fui para lá uma semana. Estavam lá dois irmãos da tia Paula, o filho de um dos irmãos da tia e a namorada dele. Claro, e os meus primos. Eu dormia com a minha prima. Depois o irmão da tia, o sobrinho da tia e a namorada foram-se embora e só fiquei eu com os meus primos e os meus tios. O meu primo fez skimming e eu fiz bodyboard, mas o mar estava bruto e a água fria. Fui picada por uma melga e fiquei com a mão inchada, mas depois passou. Comi sempre muito bem. Fui 3 vezes às festas de Casalinhos à noite, foi muito divertido e conheci o namorado da minha prima. Foi mesmo divertido passar lá uma semana. Tive saudades dos meus pais, do meu irmão, do meu avô e das minhas avós. Gostei muito das minhas férias mas tenho vontade de voltar para a escola para aprender e ver os meus amigos.


Bia, 7 anos

O que eu mais gostei nas férias foi o passeio ao jardim zoológico, as férias no Algarve e em Feirão. Gostei de estar com a minha mãe, o meu pai e o meu irmão e os outros da nossa família. Eu estou com saudades da escola, dos meus colegas, da minha professora e das nossas brincadeiras. Eu não tenho saudades da Aida magrinha, dos almoços e das casas de banho, elas estão todas sujas. Não gosto quando chove, de termos de ver filmes e de eu não conseguir ver nada.


Margarida, 9 anos

Nas minhas férias o dia de que gostei mais foi quando a minha amiga Marta e eu mais a minha mãe, o meu irmão e um amigo dele fomos à piscina da Praia Grande, onde nos divertimos muito. Enquanto estava de férias senti muita falta dos meus amigos da escola. Mas durante as férias a única coisa de que não tive saudades na escola foram os trabalhos de casa.


Tiago, 8 anos

Férias para mim é igual a piscina. E a praia, claro! Mas se pudesse passava as férias dentro de uma piscina. A seguir à minha mana Madalena, a bola é a minha melhor amiga. Não a largo por nada! Diverti-me muito, mas também trabalhei. A minha mãe disse-me que tinha de fazer alguns trabalhos de casa para ir praticando. Eu concordei. Há uns dias vi na televisão uma reportagem sobre a apanha da maçã, não me lembro onde. Toda a gente tem de trabalhar nas férias, não é?


Francisco, 10 anos

O que eu mais gostei nas minhas férias, foi passar duas semanas com o meu amigo Tomás. A primeira semana fomos para uma quinta com cavalos, onde dávamos comida, banho, passeávamos e montávamos os cavalos. Gostei muito, pois nunca tinha tido estado com cavalos. A segunda semana estivemos numa escola de futebol. É o meu desporto preferido! A melhor recordação das minhas férias, foi com os meus pais e irmãs em St. Luzia, no Algarve. Foi quando a minha irmã mais velha Coca, nos fez uma surpresa. Veio passar 3 dias connosco, pois ela casou a seguir!! O que eu tenho mais saudades da escola é da minha professora Cristina, do 4.º ano. Eu também gostava de ter ficado com os meus melhores amigos na turma. Como passei para o 5.º ano, tenho uma turma toda nova. Mas também é bom, pois faço novos amigos.


(Fonte: Primeiro TPC do ano: contar ao i como foram as férias de Verão)