Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Assim é que foi a nossa viagem a Castelo Branco

Viagem sob a chuva



No passado dia 15 de outubro, 29 alunos de todas as turmas do 3º ano da ESO  da nossa escola (foi pena ter faltado uma aluna) fizeram uma viagem a Castelo Branco para visitar a escola com a qual fizemos um intercâmbio escolar nos anos 2012 e 2013: a EBI João Roiz de Castelo Branco.

É preciso acrescentar que recentemente houve uma mudança na situação desta escola. Agora faz parte de um agrupamento escolar com a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, e que o nome de ambas as duas é Agrupamento Escolar Amato Lusitano.

Eis o resumo da nossa visita:

Apanhámos um pouco de chuva na viagem até Castelo Branco. Chegámos lá por volta das 10:30 (hora portuguesa). Fomos recebidos na Biblioteca da escola João Roiz. Dois professores interpretaram várias peças musicais. A seguir, a professora Ana Romãozinho declamou versos em português. Depois, o Dr. João Belém, diretor do Agrupamento Escolar Amato Lusitano, deu-nos as boas-vindas. Houve mais poesia, desta vez declamada pela professora Helena Almeida: a surpresa é que o poeta escolhido era Ángel Campos Pámpano, professor muito ligado à difusão da poesia portuguesa na nossa língua e também à nossa Escola, cuja Biblioteca leva o nome dele. A professora leu poesia de Campos Pámpano em espanhol e dois poemas de poetas portugueses na versão realizada por ele. Finalmente, mais um pouco de música, e a seguir um pequeno beberete para alunos e professores.



O Diretor do Agrupamento Escolar Amato Lusitano a dar-nos as boas-vindas


A professora Ana Romãozinho


A professora Helena Almeida


Todos os poemas lidos serão publicados numa mensagem à parte.

Até à hora de almoço, os alunos espanhóis, divididos em 9 equipas de 3 alunos e 1 de 2, uniram-se aos parceiros portugueses, também divididos em equipas, para participar em numerosos jogos tradicionais. O palco foi o maravilhoso Pavilhão de desportos desta escola que, sempre que cá temos vindo, nos faz crescer água na boca. Podem ter uma ideia de como é que foi tudo pelas fotografias.

















À hora de almoço, por volta das 13:15, deslocámo-nos até a Escola Secundária/3 de Amato Lusitano, em cuja cantina almoçamos alunos e professores.

A seguir, os alunos participaram numa atividade com os colegas portugueses, um foto paper na parte histórica da cidade e ainda estamos à espera de que nos mostrem as fotografias que tiraram com máquinas ou telemóveis. Vamos lá com isso, meninos e meninas! Podem enviar, e publicamos no blogue. É preciso dizer que esta atividade esteve para ser suspensa por causa da chuva, mas afinal o tempo melhorou. Ainda bem!

O regresso para Badajoz demorou-se um pouco. Os “culpados” foram os nossos amigos portugueses, que prepararam um ótimo lanche com salgados e doces. Reparem no bolo com as bandeiras dos dois países.


"Doce ou salgado? Não sei o que vou escolher... "


São servidos?


Uns matraquilhos na Escola Amato Lusitano para os alunos jogarem nos intervalos


Alunas a posarem para o repórter gráfico, pouco antes da despedida


Esta é a terceira viagem que a nossa escola faz a Castelo Branco. As outras duas foram em 2012, um intercâmbio escolar de cinco dias, e em 2013, mais um intercâmbio, desta vez de três dias. Quando nos devolverem a visita, à partida no dia 8 de abril de 2015, será a terceira vez deles na nossa cidade de Badajoz, ao pé da Raia.

Ca esperamos por vocês!



Queria sublinhar que a nossa participação nestes Encuentros escolares 2014: “Creciendo juntos. La vida sin fronteras”, foi possível pelas ajudas recebidas do Projeto GIT EUROACE do POPTEC (FEDER)





Sem comentários: