Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Pedro Álvares Cabral



Vocês sabem quem foi Cristóvão Colombo, mas... quem foi  Pedro Álvares Cabral?


Pedro Álvares Cabral é uma das figuras mais importantes da História de Portugal. Foi ele que, em 1500, descobriu o Brasil. Bem, os brasileiros dizem que "achou" o Brasil... leiam e verão porquê.

Este navegador português nasceu em 1467 no castelo de Belmonte. Como Pedro Álvares Cabral nasceu numa família da nobreza, com apenas 11 anos foi enviado para a corte de D. João II para aí receber uma educação adequada à classe social a que pertencia.

Na corte, estudou Literatura, História e Ciências, Cosmografia, Marinharia e Artes Militares. Ainda jovem, não se sabe bem com que idade, casou com D. Isabel de Castro, que era sobrinha de Afonso de Albuquerque (vice-rei da Índia) e neta dos reis D. Fernando de Portugal e D. Henrique de Castela.

Como era um fidalgo muito importante, o rei tinha uma grande consideração por ele. Por isso, escolheu-o para ser o capitão-mor de uma armada (conjunto de navios) que iria partir para a Índia.

A primeira viagem marítima à Índia já tinha sido feita por Vasco da Gama, mas o rei queria que os portugueses lá voltassem para assegurar o seu domínio.

Assim, em 1500, Pedro Álvares Cabral partiu rumo à Índia com uma armada de 13 navios e 1500 homens.

Não se sabe se foi por acaso ou se foi de propósito, mas os navios saíram da sua rota e desviaram-se para Ocidente.

Em vez de chegar à Índia, Pedro Álvares Cabral foi parar ao Brasil, a que chamou Terra de Vera Cruz.

No reino, todos ficaram muito satisfeitos com esta descoberta ("achamento", como dizem no Brasil) porque, assim, Portugal ficava com mais um território, para juntar aos muitos que já tinha.

Pedro Álvares Cabral regressou a Lisboa em 1501, mas resolveu retirar-se da vida do mar e ir viver para Santarém, onde morreu em 1520.

Este grande navegador português está sepultado numa capela da Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Santarém.




Sem comentários: