Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Uma citação de Saint-Exupéry



Antoine de Saint-Exupéry (1900 — 1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês. É o autor de O Principezinho (Le petit Prince, 1943). O título no Brasil é O Pequeno Príncipe.

É possível que muitos de vocês tenham lido algum excerto do livro. Para além das palavras em baixo, muito conhecidas, deixo-vos a dedicatória do livro. Em português, com certeza.



Os meninos que me perdoem por dedicar este livro a uma pessoa grande. Mas tenho uma desculpa de peso: essa pessoa grande é o melhor amigo que eu tenho no mundo inteiro. E tenho outra desculpa: essa pessoa grande é capaz de perceber tudo, mesmo os livros para crianças. E tenho outra desculpa, a terceira: essa pessoa grande mora em França e em França passa fome e passa frio. Bem precisa de ser consolada. Mas se todas estas desculpas não chegarem, então, gostava de dedicar este livro à criança que essa pessoa grande já foi. Porque todas as pessoas grandes já foram crianças. (Há é poucas que se lembram disso.)

Portanto, a minha dedicatória vai passar a ser assim:

Para Léon Werth quando ele era pequeno.


Sem comentários: