Ouguela (Alentejo, Portugal) em baixo; Alburquerque (Badajoz, Espanha) ao fundo.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

O Inferno de Dante em Portugal



Traduzo de inglês para português o texto de André Pipa  que acompanhava esta fotografia:

"Esta extraordinária fotografia foi tirada ontem, 15 de outubro, pelo bombeiro Hélio Madeiras em Vieira de Leiria (no centro de Portugal): um verdadeiro Inferno de Dante a aproximar-se. Havia mais de 400 incêndios em todo o País que vitimaram 32 pessoas, até agora".

_________________________________________________

Jornal Público

O que aconteceu no pior dia de incêndios do ano

Um resumo do que sabemos sobre o trágico domingo em Portugal.

Hugo Daniel Sousa e Lusa
16 de Outubro de 2017, 5:59 actualizada às 14:17

A Protecção Civil confirma 31 mortos neste domingo na sequência de incêndios (16 no distrito de Viseu, 12 no de Coimbra, dois no da Guarda e um no de Castelo Branco).  

Segundo a Protecção Civil, também se registaram dezenas de feridos. O Centro Hospitalar Tondela-Viseu recebeu 25 queimados nas últimas horas, tendo os 14 mais graves sido transferidos para as unidades do S. João, Prelada, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Centro, disse o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

(...)

Só neste domingo registaram-se 523 incêndios. Foi o “pior dia do ano em matéria de incêndios”, disse a porta-voz da Protecção Civil. Portugal accionou neste domingo, devido aos incêndios florestais, o Mecanismo Europeu de Protecção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos; 

O Governo declarou calamidade pública nos distritos a norte do Tejo, para "criar melhores condições da mobilização de meios e, em particular, para assegurar aos bombeiros voluntários os seus direitos a participarem nesta missão, assegurando a justificação das faltas nos locais de trabalho e dois dias de descanso por cada um em que estiverem a participar no combate aos incêndios", explicou o primeiro-ministro;

(...)



Sem comentários: